quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Totipotência

Totipotência é a capacidade de uma única célula, geralmente uma célula tronco, se dividir e produzir todos as células diferenciadas no organismo, incluindo os tecidos extraembrionários. Por exemplo, o corte de uma planta pode ser usado para fazer com que toda planta cresça. O desenvolvimento humano começa quando o espermatozóide fertiliza o óvulo e cria uma única célula totipotente. Nas primeiras horas após a fertilização, esta célula se divide em células totipotentes idênticas. Aproximadamente quatro dias após a fertilização e após vários ciclos de divisão celular, estas células totipotentes começam a se especializar. Na ilustração acima vetorizei em illustrator o esquema de células totipotenstes, diferenciadas e indiferenciadas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Magnitude


Magnitude

Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. Na ilustração acima, vetorizei em illustrator a fusão das Crostas Oceânica que são uma das causas dos terremotos e maremotos.

Diagénese

O estuda da Diagénese em rochas é usado na compreensão da sua história técnica, e a natureza e tipo de fluídos que circularam através delas, através deste estudo foi possível se conhecer o estromatólito, que foi o primeiro organismo após a explosão cambreana que possibilitou o surgimento do oxigenio. Na Ilustração acima desenhei em vetor, utilizando Illustrator o processo da diagénse, para material didático.